Linux repositories inspector
Página de manual do Linux
1/05/1999

manpages-pt

Portuguese Versions of the Manual Pages

manpages

Manual pages about using a GNU/Linux system

man-pages

Linux kernel and C library user-space interface documentation

NOME

ddp - Implementação do protocolo Linux AppleTalk

SINOPSE

#include <sys/socket.h>
#include <netatalk/at.h>
ddp_socket = socket(PF_APPLETALK, SOCK_DGRAM, 0);
raw_socket = socket(PF_APPLETALK, SOCK_RAW, protocol);

DESCRIÇÃO

Linux implementa os protocolos Appletalk descritos em Por dentro do Appletalk. Somente a camada DDP e o AARP estão presentes no kernel. Eles são projetados para serem usados nas bibliotecas do protocolo netatalk Esta página documenta a interface para aqueles que desejam ou precisam usar a camada DDP diretamente.
A comunicação entre Appletalk e o programa do usuário funciona usando uma interface de socket compatível com BSD. Para mais informações sobre sockets, veja socket(7).
Um socket AppleTalk é criado chamando-se a função socket(2) com um argumento PF_APPLETALK da família de socket. Tipos de sockets válidos são SOCK_DGRAM para abrir um socket ddp ou SOCK_RAW para abrir um socket raw protocol é um protocolo Appletalk para ser recebido ou enviado. Para SOCK_RAW Você deve especificar ATPROTO_DDP.
Raw sockets só podem ser abertos por um processo com um id efetivo de usuário igual a 0, ou quando o processo tem a propriedade CAP_NET_RAW

FORMATO DO ENDEREÇO

Um endereço de socket Appletalk é definido como uma combinação de um número de rede, um número de nó e um número de porta.
struct at_addr {
    u_short         s_net;
    u_char          s_node;
};

struct sockaddr_atalk { sa_family_t sat_family; /* família de endereço */ u_char sat_port; /* porta */ struct at_addr sat_addr; /* rede/nó */ };
sat_family é sempre setado para AF_APPLETALK. sat_port contém a porta. Os números de porta abaixo de 129 são conhecidos como portas reservadas. Apenas os processos com id efetivo de usuário igual a 0, ou com a propriedade CAP_NET_BIND_SERVICE podem realizar bind(2) com esses sockets. sat_addr é o endereço do host. O membro net de struct at_addr contém a rede do host, em ordem de byte da rede. O valor de AT_ANYNET é um coringa, e também significa \(lqesta rede.\(rq O membro de struct at_addr contém o número do nó do host. O valor de AT_ANYNODE é um coringa, e também significa \(lqeste nó.\(rq O valor de ATADDR_BCAST é um endereço local de broadcast de link.

OPÇÕES DE SOCKET

Nenhuma opção de socket específica de protocolo é suportada.

SYSCTLS

IP suporta uma interface sysctl para configurar alguns parâmetros globais do AppleTalk. Os sysctls podem ser acessados pela leitura ou escrita nos arquivos /proc/sys/net/atalk/* ou com a interface sysctl(2)
aarp-expiry-time
O intervalo de tempo (em segundos) antes de uma entrada de cache AARP expirar.
aarp-resolve-time
O intervalo de tempo (em segundos) antes de uma entrada de cache AARP ser resolvida.
aarp-retransmit-limit
O número de retransmissões de uma pesquisa AARP antes que o nó seja declarado morto.
aarp-tick-time
A taxa do temporizador (em segundos) para o temporizador que controla o AARP.
Os valores padrão casam com a especificação e nunca deveriam ser alterados.

IOCTLS

Todos os ioctls descritos em socket(7) aplicam-se ao ddp.

NOTAS

Seja muito cuidadoso com a opção SO_BROADCAST - ela não é privilegiada em Linux. É fácil sobrecarregar a rede com transmissões descuidadas para endereços de broadcast.

VERSÕES

Appletalk é suportado pelo Linux versão 2.0 ou superior. A interface sysctl é nova no Linux 2.2.

ERROS

Há muitos valores de erro inconsistentes.
Os ioctls usados para configurar tabelas de roteamento, dispositivos, tabelas AARP e outros dispositivos ainda não foram descritos.

COMPATIBILITY

A interface básica do socket AppleTalk é compatível com netatalk em sistemas derivados do BSD. Muitos sistemas BSD falham na checagem de SO_BROADCAST quando enviam quadros de broadcast; isto pode levar a problemas de compatibilidade.
O modo de socket raw é único em Linux e existe para suportar o pacote alternativo CAP e as ferramentas de monitoramento AppleTalk mais facilmente.

TRADUZIDO POR LDP-BR em 21/08/2000.

Rubens de Jesus Nogueira <> (tradução) André L. Fassone Canova <> (revisão)
⇧ Top